O que precisa ter para a chegada do porquinho?
Antes de você pegar seu porquinho precisa ter:
- Uma gaiola do tamanho mínimo de 80x80cm, para que ele possa correr, brincar e ter uma vida feliz.
- Feno. Contribue para a saúde do sistema digestivo e para o desgaste dos dentes. Muitos compram o feno de alfafa, comum em pet shops, quando este deve ser fornecido para filhotes e gestantes, mas apenas como petisco para adultos.
- Ração própira para porquinho da índia (Pet valle, linha natural, funny bunny(somente para filhotes), Cavia Crispy).
- Forração. Não use areia de gato, pode desencadear problemas respiratórios.
- Vitamina C líquida(Rodoxon ou Cewin, encontrada em farmácias). Pingue 2 gotas (20 mg) em uma colher, ou aspire diretamente do frasco com uma seringa de 1ml (sem agulha), e dê diretamente na boca do porquinho. Inicialmente ele pode estranhar e resistir, mas muitos porquinhos apreciam e aprendem a tomar a vitamina C diariamente sem problemas. Porquinhos doentes, gestantes ou amamentando precisam de vitamina C extra.
Essa suplementação é importante, pois nem sempre o porquinho consegue tirar a vit C da alimentação e podem ter a doença escorbuto.
Não pingue a vitamina C na água do bebedouro! Além de a vitamina C se perder rapidamente em contato com água e a luz, os porquinhos bebem quantidades variadas de água (100 a 300ml por dia, no caso de adultos), não sendo possível desta forma garantir que ele esteja recebendo a quantia necessária. A melhor forma é dá-la diretamente ao porquinho.
- Vegetais. Esqueça o alface, tem poucos nutrientes e pode causar diaréia. Dê folhas escuras, que contem mais nutrientes. Escarola, chicória, almeirão, pepino, pimentão, rúcula, salsinha, vagem, jiló, acelga, agrião, aipo, cenoura, couve-flor, quiabo etc.
Essas são as coisas principais.
Espero que com essas informações vcs tenham bons resultados...